Pular para o conteúdo principal

Fazendo com que o Ubuntu realize atualizações automáticas

Em um ambiente de produção comercial, por exemplo em um webserver, não recomendo esta opção pois nem sempre as atualizações retém todas as dependências que o sistema em produção permite. Por exemplo, a atualização automática pode instalar uma nova biblioteca de sistema e apagar a antiga, contudo o sistema em produção utiliza a versão antiga enquanto a nova é incompatível. Assim a sua atualização automática paralisa a operação do serviidor web.

Porém para um sistema em casa ou mesmo uma estação de trabalho que não utiliza sistemas muito especializados, a atualização automática pode ser uma garantia que o seu computador não seja atacado com facilidade, uma vez que as atualizações de segurança podem ser feitas automaticamente.

Você irá precisar do pacote unattended-upgrades. Ele é usado para instalar pacotes atualizados e pode ser configurado para atualizar todos os pacotes e atualizações de segurança. Primeiro, instale o pacote executando o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install unattended-upgrades
Para configurar o programa devemos editar o arquivo de configurações /etc/apt/apt.conf.d/50unattended-upgrades e ajustar o seguinte para atender às suas necessidades:

Vemos na tela acima duas partes. A parte (1) indica quais tipos de atualização serão feitos. As linhas marcadas com \\ estão comentadas e portanto não são consideradas. No nosso caso por exemplo, as atualizações de segurança são feitas automaticamente, porém as demais não são. Na parte (2) podemos indicar (listar) os pacotes que não queremos que sejam atualizados automaticamente. Se você tem um servidor, pode ser que sejam interessante listar aqui coisas como seu tomcat, java etc.

Tendo feito isto estamos quase prontos. Para ativar as atualizações automáticas, precisamos ainda editar o arquivo /etc/apt/apt.conf.d/20auto-upgrades para definir as opções de configuração apt apropriadas. Por exemplo, queremos uma configuração que

  1. atualiza a lista de pacotes;
  2. baixa e instala atualizações disponíveis todos os dias;
  3. o arquivo de download local é limpo todas as semanas. 

O arquivo deve conter então as seguintes linhas:
APT::Periodic::Update-Package-Lists "1";
APT::Periodic::Download-Upgradeable-Packages "1";
APT::Periodic::AutocleanInterval "7";
APT::Periodic::Unattended-Upgrade "1";
Em servidores com versões mais recentes do Ubuntu (14.04.5 em diante), o arquivo indicado acima pode não estar no diretório. Neste caso, você deverá criar um novo arquivo com este nome no diretório indicado.

Todas as atualizações indicadas neste post, precisam ser feitas com o usuário root ou utilizando o comando sudo (mesmo para editar os arquivos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS