Pular para o conteúdo principal

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1.
A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado.
No meu caso está em ~/bin/pycharm.
Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh.

Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão.
A gente tem que executar alguns comandos:

1) Comece chamando o PyCharm em um terminal.


2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..."

3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior:


4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lançador para todos os usuários. Se você selecionou "Criar entrada para todos os usuários", será solicitada sua senha e seu usuário deve estar entre os sudoers.

5) Você precisa fechar o Pycharm. Você verá na parte de baixo da tela do programa que ele terminou a instalação e criou a entrada de desktop.


6) Você agora irá encontrar o PyCharm no Unity Dash. Clique no ícone para abrir o PyCharm novamente.


7) Ao abrir o Pycharm novamente você pode fixá-lo na barra lateral clicando com o botão direito sobre o ícone.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Erro na Lista de pacotes com apt-get

Ao tentar utilizar apt-get para atualizar os pacotes em um computador (um raspberry se você reparar no erro), me deparei com o seguinte erro: Lendo listas de pacotes... Erro! E: Encountered a section with no Package: header E: Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/raspbian.raspberrypi.org_raspbian_dists_stretch_non-free_binary-armhf_Packages E: As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos. Mesmo tentando usar a opção --force, não funcionou. Resolvi da seguinte forma, removendo e reinstalando as listas. Parece meio drástico, mas foi bem simples. Para isto você precisa entrar como root na máquina (ou use sudo su para virar root). Assim no terminal como usuário root entre com os seguintes comandos: $ rm /var/lib/apt/lists* $ rm /var/lib/apt/lists/partial* $ apt-get -f install $ apt-get clean $ apt-get update $ apt-get upgrade O primeiro comando deve apresentar um aviso pois ele tentar apagar alguns diretórios. Não se preocupe