Pular para o conteúdo principal

Criando DHCP server

O servidor DHCP é usado para atribuir o endereço IP aos computadores clientes e outros dispositivos de rede. Basicamente, precisamos do endereço IP, da máscara de sub-rede, do endereço IP do gateway da rede e do endereço(s) do(s) servidor(es) DNS para configurações de rede. Desta forma, precisamos definir esses valores no servidor DHCP, de modo que o computador cliente (estação) conectado a esta rede obtenha valores automaticamente do servidor DHCP.

Este post mostra como configurar um servidor DHCP no Ubuntu 14.04.

Antes de iniciar a instalação, devemos garantir que a interface de rede que fornecerá os IPs para a rede tenha atribuído IP estático ao servidor. Não cobrimos esta configuração aqui. Veja em outro post como configurar uma interface de rede no Ubuntu.

Devemos atualizar a lista de pacotes e instalar o pacote e as dependências isc-dhcp-server.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install -y isc-dhcp-server

Após a instalação, abra o arquivo /etc/default/isc-dhcp-server e atribua a interface que está ligada à rede interna, isto é, a rede que receberá os endereços fornecidos pelo DHCP server. No nosso exemplo, esta interface é eth0.

$ sudo vi /etc/default/isc-dhcp-server
Achar ou acrescentar a linha:

INTERFACES="eth0"
No nosso cenário, iremos fornecer endereços para a rede 192.168.100.0/24.
O DHCP server irá fornecer endereços no intervalo:
  • 192.168.100.20 (IP inicial)
  • 192.168.100.100 (IP final). 
O gateway da rede será o próprio roteador, isto é, terá o IP 192.168.100.1.
Ele também será o nosso DNS primário. Utilizaremos como DNS secundária o endereço do DNS público do Google (8.8.8.8).

Precisamos alterar o arquivo dhcpd.conf localizado no diretório /etc/dhcp/ para colocar estas configurações.

# esta seção define condições para todos as subredes 
default-lease-time 600; 
max-lease-time 7200;     # tempo máximo que o endereço ficará reservado
log-facility local7;
#
# 1ª (e única) subrede que iremos definir
#
subnet 192.168.100.0 netmask 255.255.255.0 {  #network
 range 192.168.100.20 192.168.100.100; # Range
 option domain-name-servers 192.168.100.5, 8.8.8.8; #Pri DNS , Sec DNS
 option domain-name "meudominio.com.br"; #Domain name 
 option routers 192.168.100.1; #Gateway
 option broadcast-address 192.168.100.255; #Broadcast
}

Note que a opção "domain-name" não é obrigatória. Ela ajuda caso você tenha realmente um dominio na internet, assim suas máquinas internas (configuradas pelo DHCP) podem colocar somente o nome da máquina e o nome será completado com o valor de "domain-name".

Iniciamos o serviço:
$ sudo service isc-dhcp-server restart

Reservando endereços

Às vezes nós precisamos reservar o endereço IP para alguns dispositivos como impressoras, câmeras, máquinas linux etc. Assim estes equipamentos receberão sempre o mesmo IP.
Neste caso, primeiro você precisa encontrar o endereço MAC desse dispositivo e definir valores nessa sub-rede específica.

Por exemplo, queremos garantir que a nossa impressora e nossa câmera do bebê tem o mesmo endereço sempre. A impressora tem o endereço MAC 00: DD: HD: 66: 55: 9B e a câmera do bebê tem o endereço MAC 00: DD: HD: 66: 55: 9C
O endereço MAC da impressora será 192.168.100.20 e da câmara será 192.168.100.30.

Para isso, você precisa adicionar código como abaixo para essa sub-rede.

     host impressora {
                hardware ethernet 00:DD:HD:66:55:9B; 
                fixed-address 192.168.100.20;
        }
       host bebe-cam {
                hardware ethernet 00:DD:HD:66:55:9C;
                fixed-address 192.168.100.30;
        }

Precisamos reiniciar o serviço para que as nossas alterações tenham efeito:

$ sudo service isc-dhcp-server restart

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS