Pular para o conteúdo principal

Utilizando o comando `perf` no Ubuntu para verificar o funcionamento do scheduler.

 O comando perf no Linux é uma ferramenta de análise de desempenho que fornece informações sobre o desempenho do sistema e dos aplicativos rodando no sistema.

Mais informações podem ser encontradas no site de Brendan.

Neste post vamos descrever uma das opções deste comando denominada perf-sched.

perf sched é um subcomando projetado para analisar e monitorar o comportamento do agendador (scheduler) Linux. Ele fornece informações sobre como o agendador está lidando com tarefas, o que pode ser crucial para diagnosticar problemas de desempenho relacionados ao agendamento de tarefas, uso da CPU e latência do sistema. Seus principais recursos são:

Gravação de eventos do agendador: Captura vários eventos relacionados ao agendador, como mudanças de contexto, migrações de tarefas e latência de agendamento.

Repetição e visualização: Permite a reprodução de eventos registrados do agendador para visualizar a execução de tarefas e compreender o comportamento do agendamento ao longo do tempo.

Análise de Latência: Mede e relata latências de agendamento, ajudando a identificar tarefas que estão enfrentando altas latências ou que estão sem tempo de CPU.


Instalação da ferramenta no Ubuntu 22

Existe uma opção para instalação do perf utilizando apt.

Você irá utilizar o comando mostrado abaixo:

apt -y install linux-tools-common linux-tools-generic linux-tools-`uname -r`


perf-sched

Contudo existe um problema. Nesta versão do perf disponível no repositório do apt, o subcomando sched não existe. Para isto precisamos compilar uma nova versão de perf. A sequência de comandos abaixo para fazer isto.

Primeiro vamos instalar algumas dependências:

apt -y update
apt -y install libelf-dev and libtraceevent-dev
apt -y install flex bison
apt -y install linux-source

Criamos um local para compilar o código. A variável DIR na linha abaixo define o local. Você pode trocar para qualquer outro local que você desejar. Note que o fonte é baixado pelo apt (última linha do bloco de comandos acima) no diretório /usr/src/ compactado com bz2.

DIR=$HOME/linux-source
mkdir -p $DIR
cd $DIR
tar -xf /usr/src/linux-source*.bz2
cd linux-source-*

Vamos preparar para a compilação utilizando a configuração do sistema atual e executando o make:

cp /boot/config-$(uname -r) ./.config
make oldconfig

Note que make vai te pedir um monte de informações. Normalmente aceitar a opção default para cada uma delas funciona bem para a compilação do perf-sched.


Finalmente, compilamos o código:

cd tools/perf
make prefix=$DIR/install install

Após a execução destes comandos, os executáveis são criados no diretório $DIR/install/bin.

Você precisará alterar o PATH para adicionar este diretório, ou mover os arquivos para outros locais no PATH atual.


Você pode testar o resultado com:

cd $DIR/install/bin
./perf sched record -- sleep 10
./perf sched latency



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç...

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS...

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv...