Normalmente conhecida MFA (autenticação multifator), a autenticação de 2 fatores fornece uma camada extra de segurança que exige que os usuários forneçam certos detalhes, como códigos ou OTP (senha de uso único) antes ou depois da autenticação com o nome de usuário e senha usuais.
Neste post vamos mostrar como você pode usar a autenticação de dois fatores no login do Ubuntu utilizando uma MFA do Google.
Primerio passo: Instalar o pacote PAM do Google
Precisamos instalar o pacote Google PAM (Pluggable Authentication Module) que é um software que acrescenta uma camada de autenticação na plataforma Linux. Este pacote está disponível no repositório Ubuntu, portanto podemos utilizar o comando apt para instalá-lo da seguinte forma:
$ sudo apt install libpam-google-authenticator
Se solicitado, pressione 'Y' + ENTER para continuar com a instalação.
Para continuar você irá precisar do Google Authenticator App instalado no seu smartphone.
Passo 2: Configurar o Google PAM no login do Ubuntu
A configuração do pacote Google PAM no Ubuntu é relativamente simples. Primeiro precisamos alterar o arquivo /etc/pam.d/common-auth adicionando na linha indicada na figura. Use o seu editor de texto favorito para acrescentar a linha indicada na figura abaixo:
Salve o arquivo e saia do editor.
No prompt, execute o comando abaixo para inicializar o PAM.
$ google-authenticator
Os tokens de autenticação baseados em tempo expiram após um determinado período, que por padrão, é após 30 segundos. Depois deste período, um novo conjunto de tokens é gerado. Esses tokens são considerados mais seguros do que tokens não baseados em tempo e, portanto, digite 'y' para sim e pressione ENTER.
A seguir, um código QR será exibido no terminal conforme mostrado abaixo e logo abaixo dele, algumas informações que incluem:
- Chave secreta
- Código de verificação
- Códigos de risco de emergência
Você precisa salvar essas informações para referência futura. Os códigos de emergência são extremamente úteis caso você perca seu dispositivo autenticador.
Inicie o aplicativo Google Authenticator no smartphone e selecione ‘Scan QR code’ para digitalizar o código QR apresentado. Após scanear o QR code, o app vai mostrar um código que você deve preencher no terminal. No meu caso foi "636280".
Depois de entrar com o codigo, mais duas perguntas são feitas, como indicado na figura acima.
Selecione 'y' para atualizar o arquivo do autenticador Google em sua pasta pessoal e restrinja o login a apenas um log a cada 30 segundos para evitar ataques que possam surgir devido a ataques man-in-the-middle. Portanto selecione 'y' também para esta opção.
Neste ponto, a instalação e configuração do recurso de 2FA está concluída. Se você tanter executar qualquer comando sudo, será solicitado um código de verificação que pode ser obtido no aplicativo Google Authenticator. O login na tela também é afetado. Além do nome de usuário e senha, agora aparece um requisição adicional (mostrada abaixo) que deve ser preenchida com o código do app.
Comentários
Postar um comentário