Pular para o conteúdo principal

Backup de um diretório para outro servidor utilizando SSH

Se você tem dois computadores linux é possível fazer o backup de um computador no outro utilizando um aplicativo gratuito e que é facilmente instalado.
Vou mostrar neste post como fazer isto no Ubuntu (outras distribuições o funcionamento é parecido, mas a instalação é muitas vezes diferente).
O rsync permite transferir e sincronizar dados entre computadores linux (existe uma instalação do rsync para o Windows, mas não é muito comum vê-la). O comando pode ser usado com o protocolo SSH, que criptografa a conexão e assim evita que alguém possa ler seus dados. Note que o acesso é via TCP-IP, isto significa que os computadores podem estar em dois lugares bem diferentes no mundo.
O rsync também fornece uma grande quantidade de opções que podem ser usadas, como modo de arquivamento, modo de backup, compactação de dados durante a transferência etc.
Vou mostrar aqui um exemplo simples que é normalmente o que eu utilizo.
Neste exemplo considero que o backup será feito a partir do meu computador chamado mycomp para outro computador que chamo myserver.

Instalação do rsync

A instalação no Ubuntu/Debian é feita com um comando simples mostrado abaixo. Neste nosso exemplo ele irá rodar no mycomp.

h3dema@mycomp $ sudo apt-get install rsync

Instalação do cliente SSH

Para utilizar a conexão via SSH, você irá precisar ter o cliente SSH instalado no computador que irá rodar o comando rsync. Neste nosso exemplo é o computador mycomp. Em muitas versões este cliente já está instalado, mas se não estiver use o comando abaixo para instalar

h3dema@mycomp $ apt-get install openssh-client

Vamos testar se o cliente está funcionando. Para isto utilizamos o comando abaixo. Veja que meu usuário é h3dema e meu servidor é myserver. Você deve trocar estes dois valores para o seu usuário e computador. Note que o nome do servidor pode ser o nome completo na rede, tipo myserver.mydomain.com.br.

h3dema@mycomp $ ssh h3dema@myserver


Instalação do servidor SSH

Você precisa que o computador myserver tenha o servidor SSH instalado e ativo. A instalação é bem simples também bastando um comando.

h3dema@myserver $ apt-get install openssh-server
h3dema@myserver $ service sshd start

Fazendo o backup

O commando que eu utilizo para fazer o backup é mostrado abaixo.
O parâmetro “-a” é de archive, ele irá copiar recursivamente, copia links como links e muito mais.
O parâmetro “-v” é de verbose, que força o rsync a mostrar o que ele esta fazendo. Eu gosto de habilitá-lo porque assim consigo acompanhar o que esta sendo backupeado.
O parâmetro “—delete-excluded” ira apagar no destino os arquivos que foram removidos na origem.
“-e ssh” indica para o rsync que ele deve utilizar o cliente SSH.
 O comando irá copiar o diretório “mydir” na origem (e todos os subdiretórios e arquivos) para o computador myserver, utilizando o usuário h3dema e vai colocar estes dados da origem no diretório “mynewdir” no destino.

h3dema@mycomp $ rsync -av --delete-excluded -e ssh ./mydir h3dema@myserver:mynewdir

Dependendo de como for sua configuração do SSH o comando acima irá utilizar um certificado local para fazer o login no computador remoto, ou irá apresentar uma linha de login onde você deverá digitar a senha do usuário h3dema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS