O Google Drive oferece funcionalidade para fazer backup de seus arquivos no Google Cloud. Isso pode ser feito manualmente ou automaticamente.
Manualmente, você deve abrir o site utilizando seu navegador preferido e fazer o upload dos arquivos manualmente (por exemplo, arrastando e soltando na pasta desejada).
Este não é um bom método se você tem muitos arquivos, e se deseja mantê-los sincronizados sempre.
Um jeito de fazer isto automaticamente é utilizando um programa chamado Grive2.
Grive2 é uma ferramenta que permite fazer backup de seus arquivos no Google Drive.
Para instalar Grive2 no Ubuntu (testei no 16 e 18), você precisa fazer os seguintes passos no terminal:
Siga os passos indicados nos passos para finalizar a instalação.
Agora você precisa criar um diretório local que será sincronizado com o Google Drive.
Vamos criar por exemplo um diretório google no home do usuário e inicializar a chave de conexão.
Este último comando irá fornecerá um URL do Google que gera um token exclusivo. Este token é usado para sincronizar dados entre seu computador e o Google Drive, sem que você precise ficar digitando usuário e senha.
Você deve ver algo como a mensagem abaixo. Você deve copiar no navegador da Internet a URL gerada pelo Grive. Note que o programa fica esperando que você digite um código de autenticação no terminal.
-----------------------
Please go to this URL and get an authentication code:
https://accounts.google.com/o/oauth2/auth?scope=https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fuserinfo.email+https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fuserinfo.profile+https%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Ffeeds%2F+https%3A%2F%2Fdocs.googleusercontent.com%2F+https%3A%2F%2Fspreadsheets.google.com%2Ffeeds%2F&redirect_uri=urn:ietf:wg:oauth:2.0:oob&response_type=code&client_id=22314510474.apps.googleusercontent.com
-----------------------
Please input the authentication code here:
Tendo cadastrado o token de autenticação, você pode sincronizar com o Google Drive.
Toda vez que você quiser sincronizar deve executar os comandos seguintes:
Manualmente, você deve abrir o site utilizando seu navegador preferido e fazer o upload dos arquivos manualmente (por exemplo, arrastando e soltando na pasta desejada).
Este não é um bom método se você tem muitos arquivos, e se deseja mantê-los sincronizados sempre.
Um jeito de fazer isto automaticamente é utilizando um programa chamado Grive2.
Grive2 é uma ferramenta que permite fazer backup de seus arquivos no Google Drive.
Para instalar Grive2 no Ubuntu (testei no 16 e 18), você precisa fazer os seguintes passos no terminal:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get -y update
sudo apt-get -y install grive
Agora você precisa criar um diretório local que será sincronizado com o Google Drive.
Vamos criar por exemplo um diretório google no home do usuário e inicializar a chave de conexão.
mkdir ~/google
cd ~/google
grive -a
Este último comando irá fornecerá um URL do Google que gera um token exclusivo. Este token é usado para sincronizar dados entre seu computador e o Google Drive, sem que você precise ficar digitando usuário e senha.
Você deve ver algo como a mensagem abaixo. Você deve copiar no navegador da Internet a URL gerada pelo Grive. Note que o programa fica esperando que você digite um código de autenticação no terminal.
-----------------------
Please go to this URL and get an authentication code:
https://accounts.google.com/o/oauth2/auth?scope=https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fuserinfo.email+https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fuserinfo.profile+https%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Ffeeds%2F+https%3A%2F%2Fdocs.googleusercontent.com%2F+https%3A%2F%2Fspreadsheets.google.com%2Ffeeds%2F&redirect_uri=urn:ietf:wg:oauth:2.0:oob&response_type=code&client_id=22314510474.apps.googleusercontent.com
-----------------------
Please input the authentication code here:
Será solicitado que você conceda permissão ao Grive para acessar seu Google Drive e depois de clicar em Permitir acesso. Uma que você permitiu o acesso, você verá uma chave privada ou token que você deve inserir no terminal.
Tendo cadastrado o token de autenticação, você pode sincronizar com o Google Drive.
Toda vez que você quiser sincronizar deve executar os comandos seguintes:
cd ~/google
grive
Você pode automatizar a sincronização colocando estes comandos em um script no crontab.
Note que o grive não é executado automaticamente quando você altera um arquivo local ou remoto. O comando precisa ser chamado explicitamente para poder sincronizar.
Note então que o programa grive deve ser rodado dentro do diretório raiz de sincronização. Ele não funcionará em outro diretório, nem mesmo dentro de um subdiretório dentro do raiz. Por exemplo se você tiver um subdiretório ~/google/docs, os comandos abaixo não funcionarão
cd ~/google/doc
grive
cd ~
grive
Comentários
Postar um comentário