Pular para o conteúdo principal

Sincronizar arquivos com Google Docs

O Google Drive oferece funcionalidade para fazer backup de seus arquivos no Google Cloud. Isso pode ser feito manualmente ou automaticamente.
Manualmente, você deve abrir o site utilizando seu navegador preferido e fazer o upload dos arquivos manualmente (por exemplo, arrastando e soltando na pasta desejada).

Este não é um bom método se você tem muitos arquivos, e se deseja mantê-los sincronizados sempre.
Um jeito de fazer isto automaticamente é utilizando um programa chamado Grive2.
Grive2 é uma ferramenta que permite fazer backup de seus arquivos no Google Drive.

Para instalar Grive2 no Ubuntu (testei no 16 e 18), você precisa fazer os seguintes passos no terminal:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get -y update
sudo apt-get -y install grive




Siga os passos indicados nos passos para finalizar a instalação.
Agora você precisa criar um diretório local que será sincronizado com o Google Drive.
Vamos criar por exemplo um diretório google no home do usuário e inicializar a chave de conexão.

mkdir ~/google
cd ~/google
grive -a



Este último comando irá fornecerá um URL do Google que gera um token exclusivo. Este token é usado para sincronizar dados entre seu computador e o Google Drive, sem que você precise ficar digitando usuário e senha.

Você deve ver algo como a mensagem abaixo. Você deve copiar no navegador da Internet a URL gerada pelo Grive. Note que o programa fica esperando que você digite um código de autenticação no terminal.

-----------------------
Please go to this URL and get an authentication code:

https://accounts.google.com/o/oauth2/auth?scope=https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fuserinfo.email+https%3A%2F%2Fwww.googleapis.com%2Fauth%2Fuserinfo.profile+https%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Ffeeds%2F+https%3A%2F%2Fdocs.googleusercontent.com%2F+https%3A%2F%2Fspreadsheets.google.com%2Ffeeds%2F&redirect_uri=urn:ietf:wg:oauth:2.0:oob&response_type=code&client_id=22314510474.apps.googleusercontent.com

-----------------------

Please input the authentication code here: 


Será solicitado que você conceda permissão ao Grive para acessar seu Google Drive e depois de clicar em Permitir acesso. Uma que você permitiu o acesso, você verá uma chave privada ou token que você deve inserir no terminal.



Tendo cadastrado o token de autenticação, você pode sincronizar com o Google Drive.
Toda vez que você quiser sincronizar deve executar os comandos seguintes:

cd ~/google
grive





Você pode automatizar a sincronização colocando estes comandos em um script no crontab.
Note que o grive não é executado automaticamente quando você altera um arquivo local ou remoto. O comando precisa ser chamado explicitamente para poder sincronizar.

Note então que o programa grive deve ser rodado dentro do diretório raiz de sincronização. Ele não funcionará em outro diretório, nem mesmo dentro de um subdiretório dentro do raiz. Por exemplo se você tiver um subdiretório ~/google/docs, os comandos abaixo não funcionarão



cd ~/google/doc
grive




cd ~
grive

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS