Pular para o conteúdo principal

Rodando vários cron jobs em uma linha

Neste post mostro como executar dois (ou mais) comandos consecutivamente, não simultaneamente, utilizando uma linha do crontab.
Um crontab normalmente executa um comando em cada linha.
Por exemplo:

# m h dom mon dow command
01 00 * * * /usr/sbin/meu_programa1
05 00 * * * /usr/sbin/meu_programa2
00 01 * * * /usr/sbin/meu_programa3
00 02 * * * /usr/sbin/meu_programa4

No exemplo acima mostramos como criar quatro tarefas que são executadas às 00:01, às 00:05, às 01:00 e às 02:00. Contudo imagine que queremos que meu_programa2 seja executado depois de meu_programa1 e meu_programa1 pode durar menos ou um pouco mais de cinco minutos.
Usando a configuração acima, não temos esta garantia. Assim teríamos que alterar a segunda linha para garantir um intervalo maior entre os dois programas.

Em vez disso, posso executar essas tarefas cron uma após a outra, colocando && entre cada tarefa. Assim o nosso exemplo ficaria:

# m h dom mon dow command
01 00 * * * /usr/sbin/meu_programa1 && /usr/sbin/meu_programa2
01 01 * * * /usr/sbin/meu_programa3
01 02 * * * /usr/sbin/meu_programa4

Desta forma as duas primeiras são feitas consecutivamente. Assim que acabar meu_programa1, a segunda tarefa (meu_programa2) é executada.

Isso é útil para situações onde queremos que as tarefas sejam executadas uma depois da outra, ou
(1) porque existe uma dependência entre elas, isto é, a tarefa executada pelo primeiro programa é uma entrada do segundo programa ou
(2) utiliza um recurso de hardware (por exemplo, é muito intensiva em I/O ou gasta muito espaço em disco para executar)  que é importante que a primeira tarefa acabe antes da segunda começar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS