Contudo você pode querer retornar o seu sistema para a versão que sua distribuição fornece. Por exemplo, você tem o Python versão 2.7.14 instalado, mas sua distribuição tem apenas a versão 2.7.6.
O APT não faz downgrade de pacotes, a menos que seja explicitamente solicitado. Por exemplo, se você tentar instalar um pacote que dependa da versão exata do Python, ele não funcionará, porque o pacote python não pode ser rebaixado. Mesmo o apt-get --reinstall install python falha porque o APT não irá fazer o downgrade do Python para o 2.7.6. Para reparar seu sistema, você precisa permitir que o APT realize downgrades.
Para fazer com que o APT faça o downgrade, é necessário criar um arquivo de preferências do APT., denominado /etc/apt/preferences.d/allow-downgrade e este arquivo deve conter as três linhas:
Package: * Pin: release o=Ubuntu Pin-Priority: 1001
Os arquivos em /etc/apt/preferences.d, bem como em /apt/preferences, contêm declarações de prioridade que sobrescrevem a seleção padrão quando várias versões de um pacote estão disponíveis. Neste caso o default é preferir a versão mais recente da distribuição de destino. Dar a um pacote uma prioridade acima de 1000 faz com que seja preferido mesmo que seja uma versão mais antiga que um pacote com prioridade mais baixa, pois pacotes instalados têm prioridade 500. Para mais informações, veja: man apt_preferences.
Tendo gravado o arquivo você pode fazer o downgrade utilizando os comandos:
$ sudo apt-get -y update $ sudo apt-get -y --force-yes upgrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário