Pular para o conteúdo principal

Instalar cliente do Google Drive no Ubuntu 14

A Google ainda não fornece um cliente para o linux, assim temos que recorrer a aplicativos de terceiros. Um cliente simples para o Google Drive é o grive.

Ele precisa ser compilado e instalado.
Os passos no ubuntu são mais ou menos simples. Instale as bibliotecas necessárias para o grive:
$ sudo apt-get install build-essential git 
$ sudo apt-get install git cmake build-essential libgcrypt11-dev libyajl-dev libboost-all-dev libcurl4-openssl-dev libexpat1-dev libcppunit-dev binutils-dev pkg-config zlib1g-dev
$ sudo apt-get install libstdc++6-4.7-dev
Copie os arquivos fonte do grive para seu computador usando git clone:
$ git clone https://github.com/vitalif/grive2.git
Para compilar e instalar execute os comandos abaixo:
$ cd grive2
$ mkdir build
$ cd build
$ cmake ..
$ make -j4
$ sudo make install
Agora crie o diretório onde serão feitos os downloads dos arquivos do Google Drive.
$ mkdir ~/googledrive
$ cd ~/googledrive

Na primeira vez que rodar o grive no diretório (como neste caso), é preciso rodá-lo com o parâmetro -a. Este comando é usado para conceder permissão ao Grive para acessar seu Google Drive. Portanto digite o seguinte comando:
$ grive -a
Ao rodar o comando, será apresentada uma URL na tela.
Copie o link para seu navegador e abra o link.
Você precisará fazer login na sua conta do Google se você não tiver feito isso. Depois de conceder a permissão para Grive, o navegador irá mostrar-lhe um código de autenticação.
Copie e cole este código para o terminal onde você rodou o grive. Ele deve estar parado solicitando esta autenticação. Depois de colar, digite enter para o grive aceitar a chave.

Se tudo estiver funcionando bem, Grive criará os arquivos .grive e .grive_state no seu diretório atual (no nosso caso em ~/googledrive) e começará a baixar arquivos, imediatamente, do Google Drive os arquivos para o diretório. Aguarde ele terminar (vai depender de quantos arquivos você já possui no Google Drive).

O Grive não roda como um serviço. Todas as vezes que você fizer uma atualização, você deverá executar o comando novamente.
Das próximas vezes, basta rodar:
$ cd ~/googledrive
$ grive

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como colocar o PyCharm no launcher do Ubuntu

Atualizei recentemente meu pycharm para a versão 2018.1. A atualização basicamente consiste em baixar do site da Jetbrains  dedicado ao PyCharm, e depois do download basta descompactar e mover o diretório criado para você você achar mais adequado. No meu caso está em ~/bin/pycharm. Para rodar o pycharm é só executar o script pycharm.sh que está no diretório bin dentro do diretório do pycharm, isto é, no meu caso ~/bin/pycharm/bin/pycharm.sh. Eu queria ter o ícone do pycharm no launcher (aquela barra lateral do Ubuntu) para ficar mais fácil chamá-lo. O PyCharm pode criar seu próprio ícone de lançador, contudo ele não é cria por padrão. A gente tem que executar alguns comandos: 1) Comece chamando o PyCharm em um terminal. 2) No menu Ferramentas, selecione "Criar entrada da área de trabalho ..." 3) Se você já tem o PyCharm, ele irá perguntar se você quer reaproveitar as configurações da versão anterior: 4) Marque a caixa correspondente, se você quiser o lanç

Resetando a senha do administrador local no Windows Server 2012

Existem diversas formas de redefinir a senha em seu servidor Windows 2012 quando você esqueceu ela. Neste post mostraremos como alterar a senha do usuário administrador, quando você tem acesso físico à ele. Você precisará do DVD de instalação do Windows para fazer isto. São os seguintes passos: 1-) Reinicie o seu computador dando boot pelo DVD do Microsoft Windows Server 2012 (pode ser outra versão) 2-) No menu Instalação do Windows (mostrado abaixo), clique em "Avançar". 3-) Selecione "Reparar seu computador" Como estamos utilizando o DVD do Windows 2008 para reparar um Windows 2012, o seguinte aviso é mostrado. Concorde clicando em Next. 4-) Clique em "Aviso de comando" para abrir uma janela de comandos. 5-) No prompt de comando, execute os seguintes comandos: d: cd windows\system32 ren Utilman.exe Utilman.exe.old copy cmd.exe Utilman.exe 5-) Feche o prompt de comando e clique em "Reiniciar". 6-) O serv

Configurar a ação do Ubuntu 20 ao fechar a tela do notebook

Este post mostra como alterar a ação quando a tampa do laptop é fechada no Ubuntu 20.04 - por exemplo, desligar, hibernar, não fazer nada ou travar a tela. A ação padrão do Ubuntu é suspender a atividade do notebook. Até onde eu sei, até o momento deste post não existe uma opção gráfica para fazer esta configuração, portanto você precisa editar o arquivo logind.conf para alterar a ação. Esta configuração deve funcionar em instalações tipo desktop ou servidor do Ubuntu. Você precisa abrir o terminal (normalmente isto pode ser feito pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + T). Com o terminal aberto você pode utilizar um editor para alterar as linhas que controlam a ação. Por exemplo, digite na linha de comando: sudo vi /etc/systemd/logind.conf No arquivo procure a linha (note the # indica que a linha está comentada) # HandleLidSwitch = suspend e altere-a para uma das seguintes opções (note que agora a linha não começa mais com #) - trava o desktop quando a tampa está fechada: HandleLidS