terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Parametros do BIND para fazer uma migração de IP em seu domínio

Existem duas configurações diferentes para o TTL padrão nos arquivos do  DNS (BIND) que você precisa alternar quando for alterar o endereço IP de um ou mais servidores para um endereço IP diferente.
Neste post estamos considerando a versão 9 do BIND, mas o conceito deve funcionar para a maioria dos DNS. Podendo, contudo, alterar com cada parâmetro é configurado.


As configurações que você terá que fazer são:

  1. configuração de armazenamento em cache negativo no registro SOA. Este parâmetro é última entrada do registro SOA. Normalmente, o TTL padrão é definido como um dia, que é 86400 segundos. Para obter mais informações sobre cache negativo, consulte rfc2308.
  2. TTL padrão na parte superior do arquivo (é uma linha começada com $ttl). O valor padrão para este campo é definido como 86400.
  3. Pode ser que existam ainda casos pontuais nas linhas de configuração do seu arquivo, pois o BIND permite que você tenha configurações TTL diferentes para cada registro individual. Neste caso você terá mais trabalho pois será necessário defini-las também. 

Se os valores do cache negativo no registro SOA e do TTL padrão estiverem nos valores default, isso significa que respostas negativas e consultas positivas serão armazenadas em cache por um dia.


No exemplo a seguir, mudamos os TTLs para 14400 que corresponde a 4 horas:
$ORIGIN meudominio.com.br.
$TTL    14400          ; 4H (ttl)
@       IN  SOA ns.meudominio.com.br.   admin.meudominio.com.br. (
            2020012101 ; serial
            1H         ; refresh
            7200       ; retry = 7200 min
            14D        ; expiration time
            4H         ; ttl
            )
Note que em algumas linhas existem comentários, que começam com ponto e vírgula.

Desabilitar ModemManager no Ubuntu

 ModemManager provides a unified, high-level interface to control all kinds of modems: 4G/5G modems (LTE/NR) 3G modems NB-IoT / Cat-M1 modul...